A tonalidade levemente mais escura da pele na região íntima se deve à maior presença de melanina e ao natural enrugamento cutâneo nessa área. Diversos fatores contribuem para esse escurecimento, como atrito constante, condições médicas (como diabetes e obesidade), trauma decorrente de depilações frequentes, e alterações hormonais, como gestação, menopausa e reposição hormonal.
Felizmente, há opções de tratamento para atenuar os efeitos desses fatores. No entanto, é essencial abordar inicialmente os elementos que predisponham ao escurecimento, como a perda de peso, evitar atrito causado por roupas muito justas e, notavelmente, optar pela depilação definitiva para prevenir traumas recorrentes.
Para o tratamento, dispomos de clareadores orais, cremes preparatórios para a pele e procedimentos como peeling químico e laser específico para pigmentação. Essas abordagens visam proporcionar uma pele mais hidratada e menos pigmentada, promovendo a recuperação da autoestima e confiança da paciente.
O escurecimento na região íntima, englobando vulva, virilha, raiz da coxa e ânus, muitas vezes resulta do aumento da concentração de melanina na pele. Agende uma consulta para discutir as opções de tratamento mais adequadas às suas necessidades e resgate o equilíbrio da sua pele.