A candidíase de repetição, caracterizada por infecções recorrentes causadas pelo fungo Cândida, pode afetar significativamente a qualidade de vida das mulheres.
Existe vários fatores predisponentes como dieta rica em açúcar e carboidratos, disbioses intestinais e vaginais, estresse, higiene e uso de produtos que possam interferir na flora, além de alterações de saúde como diabetes melitus e doenças que alteram sistema imune. Uma abordagem sistêmica com tratamentos que visam equilíbrio da microbiota vaginal e intestinal, redução das colônias de fungo podem ser efetivos. Eventualmente, quando após esses esforços não obtemos resultados, associamos terapias regenerativas.
O laser vaginal pode ser utilizado com objetivo de estimular a regeneração dos tecidos vaginais, fortalecendo as defesas naturais e restabelecendo a microbiota vagina, reduzindo a recorrência da candidíase.
Além disso, as vacinas de imunidade treinada são alternativas que auxiliam no reforço imunológico, favorecendo a redução no número e intensidade das crises. A escolha do tratamento é feita de acordo com variáveis do paciente.