É uma condição hormonal, que produz um ambiente onde a paciente produz mais hormônios masculino, e devido a isso, ao invés de no ciclo menstrual a mulher produzir um folículo que vai resultar na ovulação, ela produz vários pequenos folículos que geralmente não crescem, não permitindo a ovulação e consequentemente alterações no ciclo menstrual.
As manifestações mais frequentes são irregularidades na menstruação ( como atraso ou ausência) , aumento de pêlos em áreas masculinas(mento, tórax, abdome), espinhas e pele oleosa, aumento de peso.
E por que nos preocupamos tanto com essa paciente? Pois a SOP é uma síndrome metabólica, e a longo prazo pode trazer muitos prejuízos a sua saúde, como diabetes, problemas cardiovasculares, aumento colesterol, depressão, distúrbios do sono, e aumento do risco de câncer de endométrio e infertilidade.
E o que você, que tem esta síndrome, pode fazer pra melhorar tudo isso? Primeiro é sempre bom lembrar, a presença de ovários micropolicisticos não quer dizer que você tenha a síndrome, então primeiramente o diagnóstico correto. Após, o primeiro passo é: mudança do estilo de vida com alimentação pobre em açúcares e carboidratos, e atividade física. Em pacientes com sobrepeso, a perda de 5% do peso corporal é indicada. Às vezes só essas mudanças já irão controlar seus sintomas. Eventualmente precisamos adicionar outros tratamentos hormonais, uso de metformina, mas isso será de acordo com as características individuais e a vontade de a paciente gestar ou não.
O importante é você conhecer a síndrome e saber administra-la da melhor maneira para sua saúde.